Coaching & Coach Alexandre Martins

O QUE É O COACHING?

Coaching pode ser um processo, com inicio meio e fim. É definido em comum acordo entre o coach (treinador) profissional e o cliente de acordo com uma meta desejada pelo mesmo. O coach apoia o cliente na busca da realização de metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também no reconhecimento e superação das suas fragilidades.

O coach atua encorajando e motivando  o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação dos objetivos definidos por ambos. Ideias simples como a partilha de pensamentos soltos que podem ser organizados, transformando-os numa meta desafiante com um plano de ações que podem ajudar a concretizar antigos sonhos.

O trabalho inicia-se, normalmente, pela definição dos objetivos do cliente, que podem abranger áreas/temas muito diversos como por exemplo a gestão do tempo, relacionamentos interpessoais, carreira, desporto, trabalho em equipa, motivação, etc. 

O coach avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. 

TIPOLOGIAS DE COACHING: 

COACHING EXECUTIVO 

Visa capacitar executivos na sua performance, excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, das suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

COACHING PESSOAL OU COACHING DE VIDA (LIFE COACHING)

Objetiva a capacidade das pessoas na sua auto realização, pelo alcance das suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, gestão do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição das metas, na estratégia para alcançar os resultados desejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles:

Coaching de Casamento (ou de noivas);
Coaching para Emagrecimento;
Coaching para Jovens;
Coaching Financeiro;
etc.

COACHING DE PERFORMANCE 

O Coaching de Performance ou Coaching do Desempenho, tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo auto-conhecimento e consciencilização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional. 
O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e, ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspetiva e as necessidades da equipa pelo questionamento profundo em que identifiquem e removam obstáculos de desempenho. 
O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas. 
O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis, mensuráveis e, normalmente implementado em equipas de vendas ou serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses refletem-se no desempenho a um curto prazo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO COACHING?

  • Tomada de decisões;
  • Equilibrar as relações familiares e/ou profissionais;
  • Planear o futuro;
  • Adquirir confiança em si próprio;
  • Gestão do tempo;
  • Clarificação da sua visão de vida;
  • Enfrentar os seus próprios medos e fobias;
  • Melhorar a sua autoimagem;
  • Clarificar situações;
  • Conhecer as suas limitações e enfrentá-las.
  • Aumentar níveis de motivação;
  • Melhorar níveis de confiança projetando poder e realização pessoal;
  • Melhoraras suas capacidades de comunicação;
  • Reduzir impacto emocional de perdas;
  • Desenvolver relacionamentos de qualidade;
  • Melhorar os seus relacionamentos;
  • Etc.
alex_roll up

Alexandre MARTINS é Diretor Executivo na área das vendas, tem 39 anos, é natural de São João da Madeira e deu início ao seu percurso profissional como comercial de vendas durante 5 anos. Após este período trabalha há 14 anos na área de liderança de equipas de vendas, marketing, gestão de clientes e serviços pós-venda, como diretor comercial /manager, gestor de compras, a nível nacional e internacional, mas também como formador destas mesmas equipas, através de métodos, planeamentos e motivação.

Desde 1998, o seu trabalho objetivou-se na área do relacionamento humano, o que o despertou para o aprofundamento do comportamento e desenvolvimento do indivíduo.

Em 2005 iniciou a sua formalização em formações em áreas como:

– Técnicas de vendas e negociação de alto desempenho,
– Excelência pessoal I e II,
– Liderança de equipas de alto desempenho (com técnicas de programação neuro linguística (PNL) e sistemas de modelização do ser humano),

Para consolidar esta linha de pensamento iniciou a sua carreira de Coaching, obtendo a sua Certificação Internacional em março de 2011.

Hoje em dia as tecnologias permitem-nos evoluir à distância e, em 2014, inscreveu-se numa escola de empreendedorismo de São Paulo, evoluindo as suas competências desde então, recorrendo a um manancial de conhecimento dos seus grandes mentores, em áreas como:

– Empreendedorismo em negócios,
– Estudos de caso práticos (sucesso & insucesso)
– Marketing pessoal
– Redes sociais

A 8 maio 2015 lança um programa pioneiro no mundo com o nome 1080segundos.com, programa que tem como objetivo comunicar, inspirar e transmutar.

Atualmente com 292 convidados gravados em vídeo e que já chegou a uma audiência de 121 países. Os convidados variam entre os 9 e os 96 anos.

ALEXANDRE MARTINS

Trabalha com desenvolvimento de programas personalizados tais como:

– Programas de Treino e Coaching (utilizando PNL),
– Programas de Treino e Coaching em Liderança, Motivação de Equipas de Alto Desempenho,
– Programas de Treino e Coaching em Alto Desempenho em Vendas,
– Programas de Melhoria Contínua, para Adultos e Jovens,
– Palestras Motivacionais,
– Serviços de Coaching (Life Coaching, Coaching equipas),
– Sessões de Coaching,
– Formação,
– Desenvolvimento Pessoal, Empresarial, Espiritual,
– Workshops.
– Programa Transmutação ELITE30,
– Programa Transmutação PREMIUM36,
– Programa Transmutação EXTREME42,
– Mind Mapping,
– OER.

EM QUE ÁREAS PODE O COACHING SER ÚTIL?

– Aconselhamento;
– Melhoria de resultados, inclusive nos negócios;
– Mudança de carreira;
– Falta de disciplina;
– Resolução de conflitos;
– Consultoria;
– Melhoria contínua;
– Educação;
– Gestão;
– Marketing,
– Avaliação de performance;
– Recrutamento e entrevistas;
– Restruturação;
– Vendas;
– Desenvolvimento pessoal;
– Trabalho de equipa;
– Formação;
– Qualidade de vida;
– Desporto;
– Etc.

Imagem

OS SEUS 10 MANDAMENTOS 

Aqui fica a conduta e os deveres do Coach Profissional Alexandre Martins: 

  1. Comprometimento e Perseverança: Acompanha o seu cliente de forma dedicada e persistente. Não desiste às primeiras dificuldades.
  2. Carácter: Mantém os seus compromissos e honra com a sua palavra. 
  3. Cooperação: Coopera com o seu cliente, não é cúmplice. Contribui para o desenvolvimento através da cooperação franca e do encorajamento. 
  4. Confidencialidade: Mantém sobre escrita, confidencialidade toda a informação partilhada com o cliente: seja ela de natureza profissional ou pessoal. 
  5. Competência Profissional: Proporciona apoio e orientação nas suas áreas de especialidade, não atua em domínios para os quais não esta qualificado. Se verificar que o cliente tem desafios ou problemas para os quais não esta preparado propõe-lhe que procure apoio, conselhos ou serviços noutro profissional especializado.
  6. Melhorias Continuas: É seu dever como Coach prosseguir o seu próprio desenvolvimento continuo para que possa assim aumentar as capacidades de ajuda ao cliente.
  7. Consideração e Respeito: Considera e respeito as crenças, valores, individualidade e os objetivos do cliente. Tem interesse genuíno pelo seu cliente como individuo e, não meramente como cliente. 
  8. Capacidade Autónoma: É seu dever como Coach apoiar o cliente para que ele venha "a voar" sozinho; isto é, que seja capaz de resolver problemas pelos seus próprios meios evitando assim a dependência. 
  9. Consistência e Congruência: É seu dever atuar como um modelo. Se por exemplo, deseja promover abertura, dedicação, empenho e responsabilidade no cliente, deve ele próprio demonstrar essas mesmas qualidades. 
  10. Confiança: Através do seu comportamento promove a confiança que o seu cliente em si deposita.

istock_time-is-money

Mensagem de Alexandre Martins para si.

Alexandre Martins deixa aqui uma mensagem para si.

Olá, o meu nome é Alexandre Martins!

Ao longo destes 38 anos aprendi algumas coisas que aqui partilho consigo:

1. Não gaste o seu tempo, dinheiro e energia com quem não quer a sua ajuda, cometi esse erro e fez-me aprender algo importante.

2. Canalize o seu tempo, dinheiro e energia para quem solicita a sua ajuda, esses, evoluem porque estão abertos à mudança, os outros, por muito mal que estejam, não lhe solicitaram nada e esse nada quer dizer tudo. Lição tirada do ponto um.

3. Se quer, faça ou delegue a alguém que o modela a si.

4. Ação não é igual a estar parado ou a movimentar-se em vão, não é camuflar ou fazer que se faz. Ação é fazer, concretizar o que lhe vai na mente e no papel.

5. Disciplina é um grande aliado do sucesso e eu quero muitos amigos assim.

6. Crenças limitadoras são os melhores amigos de infância do fracasso e amigos assim não quero nenhum. Falhado não é aquele que tentou mil vezes e falhou, é aquele que, por conforto ou medo, nunca tentou. Tome como lição as crianças quando começam a querer caminhar depois da fase do gatinhar. Se caiu levante-se apenas mais uma vez. “Essa é uma lição que levo comigo para o resto da vida, levantar apenas mais uma vez”.

7. Simples é desistir e eu não sou uma pessoa simples.

8. Complicado é persistir, continue a persistir pelos seus ideais, ideias e crenças potenciadoras, como eu o faço todos os dias, um olho no agora e o outro no futuro.

9. Realizar dá trabalho, mas sabe tão bem.

10. Quando integrar alguém, integre quem quer ser integrado, quem mostra uma mentalidade vencedora, não de um derrotado. Integre quem já teve dificuldades na vida e soube superar as dificuldades, soube contornar os obstáculos, soube ser mais forte do que o medo, pobreza, velhice, doença, falta de amor ou até a morte.

11. A idade é um posto só para algumas coisas?
Acredito que não!
Porque velhos são os trapos. Pessoas com idades avançadas e positivas são autênticas enciclopédias vivas, são exemplos e mentores para pessoas como eu e você.

12. A idade é um conjunto de experiências acumuladas que podemos utilizar a nosso favor, acrescentar valor a algo e não retirar valor a algo.

13. Já tive sucessos e insucessos, mas dos insucessos tirei as minhas lições e você tirou as suas? Ou ao primeiro insucesso parou, pensou e ganhou medo, aversão e julgamentos em relação ao sucesso?

AGARRE JÁ A SEGUINTE OPORTUNIDADE!

Ao subscrever a nossa newsletter em http://www.alexandremartins.org vai poder usufruir de DUAS grandes vantagens!

1ª. Receba notificações de novos artigos publicados nesta página por email.

2ª. Receba as NOVIDADES / DICAS / EVENTOS / VOUCHERS que só estão disponíveis para subscritores e clientes.

1 reply »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s