Histórias interessantes

Business Marketing 180º por Liz Miguel Silva #1 – Algumas ideias sobre Marketing

relationship-marketing1-1080x675Nos dias hoje, a palavra marketing está na “boca” de todo o português. Sejam eles, empresários, colaboradores, políticos, jornalistas ou no português de todos os dias.

Então faço um desafio ao leitor deste artigo de opinião: o que é o marketing? – e vou mais longe, para que serve verdadeiramente o marketing? – ou ainda, o que faz um profissional de marketing? – Se é capaz de responder a estas três questões sem pestanejar, então não precisa de ler este artigo, só os restantes leitores é que o vão ler, analisar e tirar as respetivas conclusões.

  1. Deparo todos os dias, com autênticas aberrações quando falam ou definem o marketing. Por vezes, confusões atrás de confusões e um grande desprimor nas áreas da publicidade, redes sociais, estratégia, entre outras áreas.

O conceito de marketing é uma palavra proveniente da língua inglesa, apesar de estar intrínseca à cultura comercial global.

Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, o estudo das razões, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado, consumidor, etc. – Como nos primórdios da história, a compra, venda e trocas de serviços, produtos ou ideias.

Segundo o grande Guru do marketing mundial, Philip Kotler, no livro Marketing Management definiu com sabedoria o que é o marketing: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Primeira conclusão que podemos tirar neste artigo e espero que seja o princípio do desaparecimento de uma ideia (quase mito) de que o marketing serve para “enganar” o consumidor (as pessoas). Um marketing quando bem utilizado, pode ser uma ferramenta poderosíssima, devido a uma série de estratégias, técnicas e práticas, que o fundamental objetivo é de incorporar valor às empresas, marcas, produtos ou serviços a fim de atribuir uma maior importância para um determinado público-alvo, os consumidores.

No fundo, o Marketing é essencial para desenvolver soluções sustentáveis e criar valor inquestionável com e para todos os intervenientes, sejam eles os clientes, funcionários, fornecedores, investidores e comunidade em geral.

Mas o que faz um profissional de marketing?

Um profissional de marketing tem que ter compromisso de entender o seu público-alvo, para depois detetar e avaliar novas oportunidades de negócios. Como? – Deve realizar um estudo e desennvolver um planeamento estratégico de modo a seduzir o seu potencial consumidor e não “deixar” ir para a concorrência (exemplos: Plano de Marketing, Plano de Comunicação). Depois é impactante medir os resultantes dessa estratégia (ações). Um profissional de marketing tem sempre que estar atento às diferentes tendência do mercado nacional e global. Isso obriga a estar sempre atualizado e não ficar para trás.

Um ponto muito importante para o profissional de marketing é cumprir as metas traçadas pelas empresas, isso implica um compromisso muito grande com os objetivos da empresa, um constante foco nas métricas e conseguir o êxito pretendido pela empresa.

Os profissionais de marketing durante a sua vida ativa, tem de saber responder aos grandes desafios, às mudanças tecnológicas aceleradas, novos paradigmas de comunicação e interação, empreendedorismo, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.

Com as muitas mudanças de modelos de sociedade, de tecnologias o que leva a existirem novos estilos de consumidores, mais exigentes e que querem tudo muito mais rápido, conhece alguns das principais variaveis do marketing atual que são praticados no mundo:

1 – Marketing de conteúdo, é uma vertente que ganhou enorme relevância nos últimos dez anos. Após perceber a necessidade e importância de gerar conteúdos que sejam capazes de educar seus consumidores, empresas passaram a adotar esta tática de Marketing.

2 – Marketing digital, é um dos estilos mais atuais do Marketing. Seja o WEB, redes sociais, internet. No fundo, é tudo aquilo que se promove por meio dos Mídias digitais ou sociais.

3 – Marketing pessoal, defini-lo como o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planeada, que irão fazer com que atribua um maior valor à sua imagem pessoal.

4 – Marketing social, são empresas que apoiam e patrocinam grandes eventos culturais como shows, filmes e quaisquer outras causas sociais. Este tipo de Marketing gera uma imagem positiva da marca perante o seu consumidor-alvo.

5 – Marketing interno, é uma estratégia de marketing voltada para ações internas nas empresas. Isso mesmo, ao invés de focar no externo, ações internas, tem como objetivo promover e envolver os próprios colaboradores, de uma determinada organização. No fundo, é conseguir “falar” a uma só voz.

6 – Marketing virtual, este estilo tem como principal característica, possuir um baixo custo ou orçamento, mas que gere um alto impacto nas pessoas.

7 – Marketing de guerrilha, vem ganhando espaço pelo alto impacto que causa, mesmo sem gastar muito. É utilizado pelas PME, devido ao seu baixo preço, mas com resultados impactantes.

Espero ter ajudado a compreender melhor o marketing. A Comunicação Empresarial precisa imenso do marketing, porque pode manter relacionamentos com todos estes grupos de interesse das empresas.

Até à próxima semana!

 

liz

Rubrica ” Business marketing 180º ” Liz Miguel Silva Presidente Geral da AMA Empresarial

SÓ mais duas coisas, SUBSCREVE o canal de Youtube & Facebook!!!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s