+PERGUNTAS

O homem que ajuda os objetivos a concretizarem-se

10548264_1571168679795995_637052412335617437_o

(Entrevista feita pelo Jornal Único)

Já foi ajudante de cozinha, Chef, vendedor, manager, diretor de uma empresa e empresário. Hoje, ajuda os outros a atingirem os seus objetivos. O Coaching é ainda uma novidade por cá, mas Alexandre Martins, que tem uma taxa de sucesso superior a 90%, está apostado em mostrar o lado bom da vida de cada um.

Alexandre Martins leva a vida com um sorriso no rosto. Proativo e sempre disposto a encarar um novo desafio, este verdadeiro empreendedor já foi de tudo um pouco. Aos 16 anos, no verão, trabalhava na empresa de videojogos SEGA “para ganhar uns trocos”. Dois anos mais tarde emigrou para a Suíça, onde foi “desde um simples ajudante de cozinha a Chef”. Porém, não se sentia totalmente feliz, “porque não lidava diretamente com as pessoas”. Um convite de um amigo, que trabalhava, com sucesso, no ramo das vendas, fê-lo regressar a Portugal e abriu-lhe a mente para o Desenvolvimento Pessoal.

“O meu colega era como eu, tinha dois olhos, dois braços e duas pernas. Então pensei: se ele consegue, eu também consigo. Dediquei-me à área comercial durante seis anos, passei para uma área de manager, diretor de empresa, e, depois, construí o meu próprio negócio”, conta Alexandre Martins, que nem assim se sentiu completo. “Queria chegar a muitas mais pessoas. Foi quando comecei a procurar cursos de Desenvolvimento Pessoal”, recorda, ele que enriqueceu o seu currículo com formações em Excelência Pessoal I e II, Semente, Liderança com Vendas e com PNL (Programação Neuro Linguística), e Certificação Internacional de Coaching.

“Passei a conhecer e a lidar com outras pessoas, e foi a partir desse momento que comecei a ter maior crescimento. Sinto que me liguei mais às pessoas”, admite o empreendedor, que tem como objetivo diário sair da sua “zona de conforto e conhecer uma pessoa nova”.

Há sensivelmente quatro anos surge a AlexandreMartins.org, que se foca na área de desenvolvimento do cliente. “Se ele for bem sucedido, a minha satisfação é enorme, porque fiz parte do processo”, explica Alexandre, que tem uma taxa de sucesso “superior a 90%”. Isso acontece porque vai “para a batalha” com os seus clientes. “É como se fosse uma mala que anda com a pessoa, ou um alerta constante a dizer: Estás a sair do que tínhamos combinado”, refere o empreendedor, que procura “clientes que querem, realmente, atingir os seus objetivos”, até porque Alexandre Martins pretende “ser reconhecido no mercado como alguém que levou uma pessoa a atingir um determinado objetivo, e não ser mais um igual aos outros”.

O empreendedor sublinha que “a maior razão do fracasso das pessoas é estudada” e que, “se conseguirmos moldar determinados parâmetros, mais facilmente atingimos o sucesso”. Apesar da ajuda que presta na concretização dos objetivos de quem o procura, a aceitação a este conceito inovador não é, em determinadas situações, imediata. “Há muita gente que não conhece o Coaching em Portugal”, explica Alexandre, para quem “a maior parte das pessoas pensam que o desenvolvimento pessoal é giro e está na moda, outras acham que não funciona ou que não é para elas, e outras pensam que sabem tudo, mas temos sempre algo a aprender uns com os outros”.

Curiosamente, apesar de ter sede em S. João da Madeira, a AlexandreMartins.org é mais procurada fora do concelho. “A aceitação nos grandes centros em relação ao Coaching, PNL e Desenvolvimento Pessoal é muito maior do que aqui”, conclui.

10628848_1571168656462664_6681875187357841350_o

TALKS QUEREM PROMOVER TALENTOS

A AlexandreMartins.org dinamiza, todos os meses, conferências, também denominadas de Talks. “Queremos que elas sejam um motivo de inspiração para os outros. Procuramos pessoas que têm talento mas que andam escondidas porque não existe alguém a mostrá-las”, explica o organizador. A última sessão da Am.oRg talKs decorreu no passado sábado, na Criar e Sentir, em S. João da Madeira, e contou com as presenças de Joana Freitas, que trabalha na Cerci de Águeda, e que “abordou a área de terapia ocupacional”; Bruno Seco, selecionador nacional de futebol de rua; e Ziggy More, da banda sanjoanense Distant Ship, que falou “sobre a sua paixão pela música”. “Eles não foram pagos para o fazer, estiveram cá de livre e espontânea vontade”, prossegue Alexandre Martins, que já prepara a edição de março, na qual pretende “trazer três temas novos”. “Todos os meses, quero convidar pessoas que possam trazer uma inspiração e uma mudança a quem está a assistir”, remata.

CAMINHADAS VISAM REFORÇAR LAÇOS

Alexandre Martins é um verdadeiro empreendedor, mas também ele caiu na tentação do sofá. Na juventude, praticou futebol, na Sanjoanense e em vários outros clubes. Finda a vida de atleta, ainda foi matando o bichinho da bola em peladas com os amigos mas, aos poucos, foi cedendo aos encantos de se sentar confortavelmente em frente ao ecrã.

Porém, começou a perceber que “os programas que, hoje em dia, dão na televisão não estão enquadrados comigo”. “Tinha que fazer algo por mim”, confessa Alexandre, que, há dois anos, começou a organizar caminhadas para desenferrujar o corpo e dar asas à mente: “Chamo-lhes grupos de Mastermind, porque é quando estamos descontraídos que as coisas acontecem mais facilmente”.

Atualmente, o grupo, que recebe mensalmente entre “dez a vinte pessoas diferentes”, divide-se entre caminhadas, corridas e visitas guiadas. O plano de cada semana é colocado online por Alexandre. Os participantes, com idades entre os 8 e os 63 anos, sabem que cada ajuntamento “é um momento em que partilham conhecimentos e sentem que fazem parte de um todo”, diz o dinamizador destas sessões de relaxamento, para as quais as pessoas “não levam o mundo delas, convivem e travam novos conhecimentos”.

Origem: http://jornalunico.pt/o-homem-que-ajuda-os-objetivos-a-concretizarem-se/

Publicação AUTORIZADA pelo Jornal Único

Texto – Rui Almeida Santos

Fotografia – Diogo Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s