Histórias interessantes

Como nasceu o Monopólio que joga em casa

Sabia que foi um ex-vendedor de aquecedores desempregado que criou o mais conhecido jogo de tabuleiro, Monopólio.

6 de Fevereiro de 1935. As primeiras prateleiras das lojas nos Estados Unidos enchem-se com os primeiros jogos de tabuleiro que simulam o mercado imobiliário. O  Monopólio foi criado por um ex-vendedor de aquecimentos Charles Brace Darrow. No inicio, a empresa de brinquedos Parker Brothers não tinha aceitado produzi-lo, por não acreditar nas suas potencialidades. Charles Brace Darrow não aceitou o não e mesmo assim decidiu construí-lo ele próprio, com ajuda de um amigo designer. Na altura conseguir vender mais de 5000 unidades, por 4$ cada o equivalente a 2,96€ aproximadamente, o que valeu a Parker Brothers a reconsiderar.

 

Monopoly

 

A ideia, no entanto, não era nova. As origens do Monopólio remontam a 1903, quando Elizabeth Magie-Phillips inventa um jogo semelhante , The Landlord´s Game (O jogo dos senhorios), não teve o êxito nem de longe nem de perto do Monopólio que todos conhecemos mas teve um grande impacto nos círculos académicos de esquerda, sendo usado como uma ferramenta de ensino com o objectivo de alertar para os perigos do capitalismo e da monopolização.

Uma vez mais retiramos destas pequenas histórias grandes ensinamentos, tais como a necessidade de criar, recriar, inovar, ocupar e despertar a mente.  

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s